Quem Somos

Em Julho de 2009, Daniel Favarini e um grupo de amigos perceberam a persistente luta das famílias de baixa renda do bairro Ribeiro de Abreu contra a desnutrição infantil. Como a região é ocupada por uma população carente, os chefes de família nem sempre tem condições financeiras de proporcionar às suas crianças uma alimentação equilibrada.

Foi assim que o grupo começou a arrecadar latas de leite em pó e distribuir aos necessitados, dando início a Associação Dona de Leite. Um programa voluntário que visa auxiliar a complementação alimentar de crianças carentes com idades entre 6 meses e 7 anos, através da doação de leite em pó. Uma vez por mês, as famílias dessas crianças recebem a doação de 1.200g de leite em pó por criança cadastrada. Dessa forma, é possível que o dinheiro que antes era destinado à compra do leite seja gasto com outros alimentos.

A preocupação com a saúde e com a harmonia dentro dos lares também se fez presente na visão dos idealizadores do projeto. Por isso, durante os eventos de entrega do leite, também há palestrantes voluntários de diferentes áreas, profissionais como nutricionistas, dentistas, advogados, psicólogos, médicos, entre vários outros, para orientar os moradores da região. Além dessas palestras, cursos, recreação e atividades esportivas também são oferecidos.

Hoje, 60 famílias e 90 crianças são beneficiadas pelo programa. É a satisfação e a gratidão dessas pessoas que incentivam ainda mais a continuidade e o crescimento do projeto.

Como trabalhamos

Conheça o funcionamento do programa e as condições para a inclusão e o cadastramento das famílias.

Diretrizes e metodologia do programa

  • Complementação alimentar através da distribuição de leite em pó, uma vez por mês, para crianças carentes com idades entre 6 meses e 7 anos;
  • Acompanhamento sistemático das famílias visando à inclusão produtiva e social;
  • Promoção de palestras e atividades que promovam a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas;
  • Formação de grupos de geração de renda em parcerias com entidades governamentais e não governamentais.

Critérios para inclusão no programa e atendimento

Para fazer parte do programa, as famílias devem se encaixar nos seguintes critérios:

  • Serem responsáveis por crianças de 6 meses a 7 anos de idade, em estado de desnutrição;
  • Estarem em situação de extrema pobreza;
  • Terem a mulher, preferencialmente, mas não obrigatoriamente, como líder do lar.
  • Serem responsáveis por portadores de deficiências ou necessidades especiais;

Nosso Objetivo

Continuar beneficiando e contribuindo com a vida das famílias participantes da Associação Dona de Leite do bairro Ribeiro de Abreu, expandir sua atuação em outras comunidades com as mesmas características e necessidades, aumentar o número de pessoas que se disponibilizam a colaborar com a causa como voluntários e parceiros.